terça-feira, 14 de novembro de 2023

BPA - Criando o primeiro Projeto do zero

 

Fala pessoal, espero que vocês já tenham os acessos necessarios para começar a brincar de BPA com a gente, se tem bora fazer nosso primeiro projeto e executar ele via Cloud vendo o projeto acontecer no modo ‘Aberto’, no proximo post vou monstrar como atribuir o projeto criado num trigger e executar esse projeto usando o APP Desktop Agent como se fossemos um usuário e depois vamos conversar sobre possibilidades de processamento que a ferramenta possui.

Primeiramente vamos entrar no serviço.

Essa vai ser a carinho dele. Lembrando que estamos conversando agora e que muito possivelmente o layout disso mude também pois tem sempre uma novidade a cada duas semanas e porisso decidi iniciar logo esses posts pra que toda vez que tivermos uma atualização consideravel vou fazer um post pra conversarmos sobre.

Vamos clicar em ‘Criar’ e inicialmente vamos trabalhar com ‘Processo automatizado’, não sei se vocês fazem isso mas quando eu não conheço a ferramenta eu sempre clico nos icones de ‘Help’ ou ‘Saiba Mais’, sobre ferramentas SAP sempre tem o Help.sap.com ( https://help.sap.com/docs/build-process-automation/sap-build-process-automation/what-is-sap-build-process-automation ), esse link acima vai mostrar tudo sobre BPA, acho que vale a pena dar uma olhada.



Vamos criar um projeto do tipo ‘Automação de tarefas’.












A ideia agora é fazermos um projeto que irá fazer um processo simples, vamos primeiramente criar um projeto que somente entra na transação SE16n abre os dados da tabela ‘SPFLI’, e sai. Somente isso mesmo, vamos por partes melhorando essa automação.

Pra fazer o mapeamento disso precisaremos criar um ‘Aplicativo’ pra isso vamos clicar nesse icone de uma pasta com uma lupa e vamos seguir esse caminho.








Nessa tela acima conseguimos perceber que quando vamos criar um aplicativo que seria o mapeamento de um processo ele consegue identificar vários tipos de objetos na sua máquina, incluindo ‘WEB’, Teams e tudo mais, mas no nosso caso queremos o SAP GUI, então selecionamos essa opção e clicamos em próximo na parte inferior esquerda da tela. Fazendo isso iremos para a próxima tela aonde vamos somente clicar em ‘Gravar’.



Ele vai direto pra tela do SAP, nesse momento vai aparecer um pop-up igual a imagem abaixo onde iniciaremos a gravação das suas ações nessa tela

Lembrando que nesse momento ele vai gravar todas as suas ações peço para que tome cuidados com os movimentos de Mouse e clique de teclado, outra coisa que deve prestar atenção é que durante a gravação ele faz copias da tela, e isso as vezes demora um pouco então perceba que durante as ações as vezes o pop-up vai ficar pensando, não faça a próxima ação enquanto não tiver a certeza que o processo de gravação já foi finalizado pelo app.

Clicando em ‘Exportar’ vamos ver a criação visual do processo que acabamos de realizar depois de clicar em ‘Criar uma nova automatização’.



Nosso processo foi entrar na transação ‘SE16n’, colocar o nome da tabela ‘SPFLI’ no campo nome da tabela, clicar em executar e depois voltar até duas vezes para a tela inicial, outra coisa que devemos prestar atenção foi que não fiz o processo desde o início, não fiz o login no SAP, comecei já com a sistema aberto, mapeei somente o processo de ler dados de uma tabela. Acredito que caso tenha dado tudo correto a sua automação ficará parecido com a imagem abaixo.


    Lembra que não estamos processando desde o começo, quando começamos já estávamos com o SAP aberto, então desconsidere o primeiro e o segundo box sobre abertura do SAP Gui deleta eles ou somente desativando clicando em um desses botões.

Se fez correto vamos ter essa tela muito parecida.

[

    Agora com o SAP na tela inicial clique no botão de executar seu projeto e veja ele funcionando. Perceba que o processo acontecerá igualmente como você tinha feito, acesso no SE16n, entra na tabela ‘SPFLI’, vê os dados e sai.

 

    Tenta usar outro usuário pra rodar seu projeto, vejam se vai funcionar... rsrs, fica como um desafio aí pessoal, porque na próxima vamos conversar não sobre a automação, mas sobre a aplicação dele, onde contém as imagens das telas e os parâmetros mapeados.

    Por hora é só pessoal, brinquem com o que criamos, tentem debugar, mudar os parâmetros como nome da tabela... Precisando de algo só avisar pessoal, vlwwww......






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário