segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Relacionamento de tabelas

  "  Um dos grandes problemas de um Abap é saber o relacionamento entre as
" tabelas que você está trabalhando, qual é o header, qual é o item, aonde 
" eu pego a informação disso, quais são as chaves que devo usar na cláusula 
" 'where' do meu 'For all entries', bem..... tem em bastante lugar um 
" arquivo .pdf com os relacionamentos de tabelas mais usadas, mas eu irei
" mostrar como faz pra ver esse relacionamento dentro do SAP mesmo,
" Iremos primeiro na transação se11, e colocar no campo tabela TTXIT   


 

"  Dentro da tela principal do tabela veremos que existe um botãozinho que
" está do lado do botão 'conteúdo', chamado 'Gráfico', conforme imagem abaixo.





" Após clicar neste botão irá aparecer está tela.





" Esta tela mostra a tabela que você está, e todas as outras tabelas q fazem
" contato com ela, eu peguei a tabela TTXIT porque eu sabia que a relação era
" pequena, mas todas as tabelas têm, peguem uma tabela grande como mara ou
" kna1 pra vocês verem o relacionamento monstro que tem.. rsrs
"  Se forem atentos vocês perceberam que existe uma linha que conecta as 
" tabelas umas com as outras, clique duas vezes nessa linha...



"  Prontinho, nesta tela você consegue visualizar os campos que fazem o 
" relacionamento entre as duas tabelas assim.

"  Desse jeito que eu mostrei a gente consegue visualizar as tabelas que 
" fazem relação com a tabela principal e ainda mostra as chaves de relaciona-
"mento entre elas, isso pode ajudar muito você em seus selects porai.

"  Espero ter ajudado vocês, continuem mandando emails com sugestões e opniões,
" prometo que estarei atendendo o máximo possivel.. t+.

4 comentários:

  1. Bom dia amigo, estou com uma dúvida sobre um exercicio, com relação a criação de dicionário de dados: tenho que criar uma tabela: Z05_PRODUTO com os campos.
    MANDT-Mandante, tipo: CLNT: 03 chave: x
    CodProd-CódigoMAT, tipo: NUNC: 05 chave: x
    Desc-DescMAT, tipo: CHAR: 40
    VLR_UNIT- valor_unitario tipo: CURR 10,3

    obs: eu consegui criar a tabela mas o problema é na ativação pois tentei ativa-lá mas não consegui, ela dá erro no campo VLR_UNIT,, por que será...poderia da uma ajuda. obrigado

    ResponderExcluir
  2. Fala Renato, é muito provável que você não tenha ido na 5ª aba (Campos moeda/quantidade) onde toda vez que fizer um campos do tipo moeda/qtde você terá que ir nessa aba e informar a tabela de referencia e o campo de referencia... vai na tabela 'VBAK', na 5ª aba, e dá uma olhada no campo 'NETWR'.

    Aproveita e vai nesse link tb.
    http://abapjuniores.blogspot.com.br/2011/08/dicionario-de-dados-tabela.html

    valeo

    ResponderExcluir
  3. Valeu Mauro excelente post, excelente informação!

    ResponderExcluir